Manutenções de sistemas como Portal BSM ou eventos de indisponibilidade

Curso de Aperfeiçoamento da Escola Superior do Ministério Público da União

BSM participa de Curso de Aperfeiçoamento organizado pela Escola Superior do Ministério Público da União com o objetivo de atualização sobre temas do mercado financeiro e do mercado de capitais
bsm
Novo
08/23/2011

A BSM participou, nos dias 17 e 18 de agosto de 2011, do Curso de Aperfeiçoamento “Atualização do Sistema Financeiro: temas do mercado financeiro e do mercado de capitais”, organizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

O objetivo do evento foi compartilhar experiências e atualizar conhecimentos sobre ferramentas, estruturação, produtos, mecanismos de controle, atores e dinâmica do mercado financeiro, de modo a possibilitar uma atuação mais eficaz dos membros do Ministério Público no combate a condutas ilícitas praticadas nesse setor. As palestras foram ministradas por representantes do Ministério Público Federal, do Judiciário, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da BSM e do Departamento do Tesouro norte-americano, além de advogados e especialistas.

O evento contou com cerca de 30 membros do Ministério Público Federal que atuam na esfera criminal e nas áreas da tutela do patrimônio público, dos direitos do consumidor e da ordem econômica.

Entre os assuntos estudados, foram abordadas questões sobre os mercados pela perspectiva no MPF, a cooperação na investigação de crimes no setor financeiro, a supervisão realizada pela BSM, a regulação do mercado de capitais e do mercado financeiro norte-americano.

A CVM foi representada pelo Procurador-Chefe da CVM, Alexandre Pinheiro Santos, que explicou e apresentou estudos de caso no âmbito do acordo de cooperação entre a CVM e o MPF. Waldir de Jesus Nobre, Superintendente de Relações com o Mercado e Intermediários, e Eduardo José Busato, Gerente de Acompanhamento de Mercados, apresentaram um estudo de caso que envolvia operações com informações privilegiadas (insider trading). Sobre o mesmo tema, o Procurador da República, Rodrigo de Grandis, relatou o único caso de prática de insider trading julgado no Brasil

O Banco Central, representado por Elvira Cruvinel Ferreira Ventura, Eduardo Ferrari de Araújo e José Ricardo da Costa e Silva, que abordaram o tema da inclusão bancária e seus desafios.

A BSM foi representada por Marcelo Cavalcanti Rabello Deschamps D'Alvarenga, Gerente de Análise e Estratégia, Luiz Eduardo Costa e Silva, Gerente de Acompanhamento de Mercado, Rodrigo Soares Lopes, Gerente de Auditoria, e pela advogada Juliana Silva de Carvalho Sampaio. Foi apresentado o modelo de autorregulação adotado para os mercados da BM&FBOVESPA, assim como a estrutura, o funcionamento e as atividades exercidas pela BSM.

A cooperação na investigação de atos ilícitos nos mercados financeiros e de capitais foi pauta de destaque do Procurador Regional da República da 3º Região, Marcelo Antônio Moscogliato, em conjunto com o Delegado da Polícia Federal, Edson Fábio Garutti Moreira.

No encerramento, a Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 3º Região, Cecília Mello, debateu questões sobre os mercados pela perspectiva do Tribunal Regional Federal.