Home
Consultar
Deseja fazer qual tipo de consulta?
Guia de Alertas BSM
Atualização do nosso Guia de Alertas
Guia de Comunicação BSM
Nos termos da Resolução CVM 35
Informativo Regulatório
As principais notícias regulatórias do Brasil e do mundo reunidas em um só lugar!
Canal de Denúncias
Canais disponíveis para registro de denúncia
Cartilha do Investidor
Confira dicas valiosas para que você esteja mais seguro na hora de investir!
Relatório Anual BSM 2023
Conheça nosso relatório de atividades
How BSM oversees and regulates the organized markets managed by B3.
Monitoring the offerings and operations carried out in the organized markets managed by B3, seeking to identify signs of atypical activities, assessing the compliance of the market Participants' processes and controls with the current regulations. Always supporting the Participants in acquiring the due diligence knowledge they need to operate in accordance with the rules, through guidance and supervision regulations.
Próximos eventos
Workshop BSM Auditorias 2025
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.
Workshop BSM - Supervisão de Ofertas Públicas (RCVM160), Novo Regulamento Processual BSM e Suitability (RCVM30)
No dia 30 de outubro, reunimos mais de 350 profissionais, na ARENA e via TVB3, para falar sobre Supervisão de Ofertas Públicas (RCVM160), Novo Regulamento Processual BSM e Suitability (RCVM30).
No primeiro painel, Glauber Acquati, Superintendente Jurídico da BSM, falou sobre a supervisão de ofertas públicas e as obrigações dos intermediários em termos de controle (RCVM160). Foram destacadas as restrições de negociação de valores mobiliários e a importância de manter um cadastro atualizado e monitoramento contínuo. A Fátima Guerra, Superintendente de Auditoria da BSM, comentou os resultados das supervisões realizadas ao longo do ano, apontando as consequências da ausência de controle e a importância de a prática estar alinhada à teoria.
No segundo painel, Glauber, acompanhado por Lucas Marin e Mariana Fonseca, apresentou propostas de alterações no regulamento processual da BSM, visando otimizar a atividade de autorregulação e introduzir um novo rito sumaríssimo para casos específicos.
Mediado pela Fátima, o terceiro e último painel, contou com André Pássaro, Superintendente de Relações com o Mercado e Intermediários da CVM, e Wagner Neustaedter, Gerente de Análise de Negócios da CVM. Eles comentaram a Resolução CVM 30 e o Ofício Conjunto da CVM sobre Suitability, e discutiram a importância do monitoramento contínuo dos clientes e a necessidade de diligência na oferta de produtos financeiros.
A abertura e o encerramento ficaram por conta do César Mendonça, Superintendente de Governança e Processos da BSM, que destacou a importância do encontro para a manutenção da integridade do nosso mercado.
- workshop
Workshop BSM sobre Controles Internos e Avaliação de Riscos
No dia 23 de setembro, reunimos mais de 500 profissionais, presencialmente e via TVB3, para falar sobre Relatórios de Controles Internos - RCI (RCVM35), Relatórios de Avaliação Interna de Riscos - RAIR (RCVM 50), Métricas de Efetividade dos Controles e Mapeamento dos Riscos.
Tivemos a honra de receber Alexandre Pinheiro dos Santos, Superintendente Geral da CVM, que abriu o evento com palavras inspiradoras, destacando a importância da parceria entre a BSM e a CVM para o sucesso deste encontro.
Os painéis foram enriquecidos com a presença de profissionais experientes da BSM e da CVM. No primeiro painel, Wagner Silveira Neustaedter, da CVM, e Thamila Duarte, da auditoria da BSM, compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a implementação eficaz de controles internos e a importância da avaliação rigorosa de riscos. O segundo painel foi iniciado por Marcos Vinicius de Carvalho, da CVM, que destacou a importância da autocrítica e da transparência nos processos de avaliação interna de risco, enfatizando a necessidade de uma abordagem contínua e integrada. Renata Callado, da auditoria da BSM, complementou a discussão, focando na efetividade dos controles internos e na importância de evidenciar a realização dos testes de efetividade. Ela também apresentou os resultados recentes da supervisão BSM, mostrando as oportunidades de melhorias por tema.
A mediação ficou por conta da Fátima Guerra, Superintendente da BSM, que guiou com maestria as discussões.
Por fim, André Eduardo Demarco, nosso diretor de Autorregulação, abriu e encerrou o evento e, entre as diversas mensagens, reforçou a importância do estabelecimento de uma comunicação interna efetiva que possa garantir o envolvimento da alta liderança na gestão de riscos e controles internos, com o objetivo de conscientizar da importância dos relatórios de controles internos (RCI) e de avaliação interna de risco (RAIR), processos que devem ser feitos continuamente, de modo a refletir as mudanças na instituição, no cenário e no contexto com os quais estão envolvidas.
Assista o workshop na íntegra aqui
Materiais
Materiais de Apoio
Materiais essenciais para garantir uma supervisão eficiente e consistente, promovendo a segurança e a excelências das atividades de mercado.
Newsletters BSM
Inscreva-se na nossa newsletters para receber nossos comunicados, normas, orientações e convites para eventos.